HISTÓRIA DA EMPILHADEIRA

Breve história da empilhadeira
Em meados do século 19 até o início do século 20, a evolução dos acontecimentos e a modernização de produção e estoque contribuíram para o surgimento das modernas empilhadeiras que conhecemos hoje.

Em 1906 a Pennsylvania Railroad introduziu caminhões de plataformas alimentados por baterias, que deslocavam bagagens na estação
de trens em Altoona, Pensilvânia.
Na primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) notou-se o desenvolvimento de diferentes tipos de equipamentos para movimentação de grandes volumes principalmente no Reino Unido, por Ransomes, Sims e Jeffries de Ipswich. Esse desenvolvimento de novos equipamentos foi em parte devido à escassez de trabalho provocada pela guerra.
Nos EUA em 1917, a CLARK começou a desenvolver e utilizar o Tructractor (caminhão trator). O primeiro caminhão trator foi construído para transportar materiais entre os vários departamentos da CLARK. Os visitantes ficavam impressionados com a praticidade destes caminhões, e solicitaram que a CLARK construísse estes caminhões para eles. Em 1918, 8 (oito) caminhões tratores foram construídos, e em 1919 a CLARK vendeu mais de 75 caminhões tratores.
O desenvolvimento destes caminhões tratores continuou através dos anos 20 e 30 e contribuiu para o surgimento do Truck Lift (caminhão elevador),

Em 1920 surgiu o caminhão trator com capacidades de 4000 a 10000 libras (2000 a 5000 kg). Foi o primeiro caminhão trator industrial a utilizar energia hidráulica como meio de elevação da carga.

Em 1923 a CLARK produziu o Duat (que literalmente quer dizer, faça isso), o primeiro caminhão trator compacto com três rodas movido à gás, com capacidade de tração de 1.500 libras (750 kg).

O Duat foi usado como base para a construção da primeira Forklift Truck (ou empilhadeira como chamamos hoje) e era movida à gás.
A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) incentivou o uso de empilhadeiras no esforço de guerra. Após a guerra, métodos mais eficientes para o armazenamento de produtos em armazéns estavam para surgir. A necessidade de mobilidade das empilhadeiras levou ao desenvolvimento de empilhadeiras mais ágeis e compactas, com maior capacidade de peso e alcance de alturas maiores.
Em 1945 surgiram empilhadeiras com alto poder de elevação com capacidade de 2000 a 8000 libras (1000 a 4000 kg) movidas à gás.
Em 1990 o desenvolvimento de acessórios que compõem a empilhadeira, como o mecanismo hidráulico e os pneus, responsáveis pela sustentação da movimentação da empilhadeira, pode-se chegar a grande poder de tração e elevação, surgiram empilhadeiras com capacidade de manipular de 8000 a 15000 libras. (4000 a 7000 kg).

O avanço da tecnologia das empilhadeiras, possibilitou o alcance de poderes de elevação cada vez maior.
Essa tecnologia inspira o desenvolvimento de novos equipamentos para as mais variadas atividades. Desde elevadores de plataformas a empilhadeiras de container com capacidade de elevação de várias toneladas.
Atualmente existe um modelo de empilhadeira para cada tipo de armazenagem, empilhadeiras de diversos tamanhos e potência que se adaptam a todo tipo de necessidade.
Redação:
Texto retirado da pagina da Maxxi Mov

Comentários

  1. Ola Professor
    Sou o Gilberto Garcias Reis, ananhã dia 21/07/2012 seria meu ultimo dia de curso, mas infelizmente houve um imprevisto familiar e tive que viajar para Uberlandia. Ligamos para o Senai para dar o recado e diseeram que não dão, por isso resolvi te avisar pelo blog. Disseram tbm que não há como repor essa aula, e que se eu não tivesse falatado não haveria problema pois teria 75% de presença.Espero que entenda minha situação. Grato
    Gilberto Garcia Reis

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EVOLUCÃO DAS EMPILHADEIRAS

EMPILHADEIRA ELÉTRICA OU A COMBUSTÃO